Stereogum home

‘Stranger Things’ licenciou duas músicas do Prince para o final: veja como

Atenção: o texto a seguir contém spoilers do final de “Stranger Things”

No penúltimo episódio do aguardado final de “Stranger Things”, lançado na Netflix no Natal, Mike Wheeler (interpretado por Finn Wolfhard) cria uma bomba para destruir o temido Mundo Invertido (Upside Down). O dispositivo seria acionado por um disco de vinil, escolhido por ele para funcionar como o gatilho da explosão.

Sua primeira opção? O álbum “Locust Abortion Technician”, da banda experimental Butthole Surfers, escolha que rendeu discussões com Robin (Maya Hawke), que sugeriu algo mais melódico, como The Replacements. No entanto, nenhuma dessas bandas do underground dos anos 1980 acabou sendo a trilha sonora da batalha final.


Prince toma conta do momento decisivo

Quando o episódio final foi ao ar na véspera de Ano-Novo, os fãs descobriram que a música usada por Hopper (David Harbour) e Murray (Brett Gelman) para acionar a bomba era algo bem mais icônico: “When Doves Cry”, o clássico de Prince, lançado em 1984.

Na sequência, à medida que o destino de Eleven (Millie Bobby Brown) ficava incerto — deixando dúvida se ela conseguiu escapar do Mundo Invertido antes da destruição —, o episódio transiciona para outra faixa do mesmo álbum: a inesquecível “Purple Rain”.

“Assim que pensamos em um disco de vinil servindo de gatilho para a bomba, sabíamos que a música precisava ser épica”, explicou o co-criador Ross Duffer ao portal editorial da Netflix, Tudum.

“Nada poderia ser mais grandioso do que Prince.”

Segundo ele, nunca houve tanta discussão na equipe sobre a escolha de uma trilha sonora quanto nesse momento — e, no fim, Prince se encaixou perfeitamente.


O raro licenciamento de Prince e a ajuda de Kate Bush

Parte do impacto da escolha está no fato de que “When Doves Cry” raramente é licenciada para filmes e séries, já que o espólio de Prince é notoriamente seletivo com o uso de suas músicas.

“Disseram pra gente que seria um tiro no escuro, então apenas cruzamos os dedos”, revelou Matt Duffer, irmão de Ross e também cocriador da série. “Graças a Deus, eles concordaram.”

Matt ainda contou que o sucesso viral de “Running Up That Hill (A Deal With God)”, de Kate Bush, durante a quarta temporadaajudou a convencer o espólio de Prince a liberar o uso das faixas.

“Foi graças à Kate Bush que conseguimos os direitos.”


Um momento musical histórico

Para celebrar o episódio, os canais oficiais de Prince lançaram no YouTube um novo visualizador de “Purple Rain”, exibido simultaneamente à estreia do final da série.
Assista clicando aqui ou no fim da notícia.

Coincidentemente, na mesma noite de Ano-Novo, a banda Phish apresentou pela primeira vez um cover de “Cream”, do álbum “Diamonds and Pearls”, de Prince, durante seu tradicional show no Madison Square Garden, em Nova York.

Fonte: stereogum.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Reddit