O lendário Bruce Springsteen fez uma aparição não anunciada no Light Of Day WinterFest, tradicional festival beneficente realizado em Asbury Park, Nova Jersey, na noite de domingo (18). Embora seja difícil chamar de “surpresa” — o cantor já participou de 13 das 25 edições do evento —, a presença do Boss foi um dos pontos altos da noite.
O show principal, batizado de “Bob’s Birthday Bash”, foi encabeçado por Joe Grushecky & The Houserockers, que receberam Springsteen no palco. Durante o set, o músico fez um discurso contundente, condenando os recentes ataques promovidos por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA) em Minneapolis. Ele dedicou a canção “The Promised Land”, de 1978, à Renee Good, mãe de três filhos e cidadã americana assassinada por um agente do ICE, Jonathan Ross, no início deste mês.
“Os valores americanos estão sendo testados como nunca antes”
Antes de começar a música, Springsteen discursou por vários minutos, refletindo sobre o momento político dos Estados Unidos e sobre o significado de “The Promised Land”.
“A próxima música é provavelmente uma das minhas melhores”, começou o artista. “Escrevi essa canção como uma ode à possibilidade americana — tanto ao país lindo, mas imperfeito, que somos, quanto ao país que poderíamos ser.”
“Neste momento, estamos vivendo tempos incrivelmente críticos. Os ideais e valores que os Estados Unidos defenderam por 250 anos estão sendo testados como nunca antes. Se você acredita na democracia, na liberdade, na verdade; se acredita que vale a pena lutar pelo poder da lei e que ninguém está acima dela; se você se opõe a tropas federais mascaradas invadindo cidades americanas e usando táticas de terror contra cidadãos; se você acredita que ninguém merece morrer por exercer o direito de protestar, então envie uma mensagem a este presidente. E, como disse o prefeito daquela cidade, o ICE deveria dar o fora de Minneapolis. Esta música é por você, e pela memória de Renee Good.”
O público — composto em grande parte por Dead Heads e fãs locais do cantor — respondeu com aplausos e gritos de apoio ao longo do discurso. Springsteen então conduziu uma versão poderosa de “The Promised Land”, que se tornou um dos momentos mais emocionantes da noite.
Colaborações e destaques da noite
Durante o set, John Rzeznik, vocalista do Goo Goo Dolls, juntou-se a Springsteen e à banda para tocar “The Promised Land” e “Light of Day”, transformando o palco em um verdadeiro tributo à energia do rock americano.
Mais cedo na noite, o Boss voltou ao palco com Gary U.S. Bonds e os Houserockers para cantar “This Little Girl”, faixa escrita por Springsteen e imortalizada por Bonds em 1981. O público foi à loucura com o encontro de gerações e a atmosfera familiar que tomou conta do evento beneficente.
O Light Of Day WinterFest, criado em apoio à pesquisa sobre o Mal de Parkinson, reforça todos os anos o elo entre a comunidade musical de Nova Jersey e as causas sociais — um espírito que Bruce Springsteen personifica há décadas.
Fonte: stereogum.com





