Stereogum home
Instagram.com/zang_tumb_tuumb

Earth cancela show em Bolonha por bandeira palestina no palco

Os pioneiros do drone metal Earth, liderados por Dylan Carlson, estão em turnê pela Europa, mas a passagem pela Itália ganhou um tom controverso na noite de terça-feira (27 de janeiro). O show programado para o TPO (Teatro Multiuso Ocupado), em Bolonha, foi cancelado após uma disputa em torno de uma bandeira palestina pendurada ao lado do palco.

De acordo com relatos de participantes, Dylan Carlson recusou-se a tocar a menos que a bandeira fosse removida. O local se recusou, e a banda decidiu cancelar o show.

Relatos de testemunhas

Um participante do evento, o site Il Nuovo Rumore, relatou:

“A histórica banda de pós-rock do estado de Washington liderada por Dylan Carlson pediu para remover uma bandeira palestina presente no local, mas o TPO recusou, então o Earth decidiu cancelar o show (organizado por Hardstaff Booking e Freakout Club).”

Um usuário do Instagram, @zang_tumb_tuumb, escreveu:

“Dylan Carlson, ao ver a bandeira, pediu que ela fosse removida… O TPO preferiu cancelar o show e perder a receita da noite em vez de fechar os olhos ao genocídio em curso. A partir desta noite, posso adicionar Dylan Carlson à lista daquelas pessoas que produziram grande arte, mas sem possuir igualmente grande humanidade.”

Outro relato, do Twitter @adumanlio, confirmou:

“O palco estava pronto e tudo mais. Eles deveriam começar às 21h30. Às 22h15, alguém do TPO apareceu dizendo que Carlson, o cantor, não se apresentaria a menos que removessem a bandeira palestina. O TPO disse ‘não vamos retirá-la’ e eles cancelaram tudo.”

Declaração oficial da banda

Os perfis oficiais de Dylan Carlson e Earth no Instagram emitiram uma declaração afirmando que o TPO “colocou a política acima da música e cancelou o show desta noite”, e que o cancelamento “não tem nada a ver” com a banda ou com o apresentador Freakout Club.

Contexto político e histórico do TPO

O TPO é um centro social conhecido por abrigar eventos culturais e ativistas. Recentemente, o local sediou uma assembléia de dois dias chamada “O Re o Libertà” (“No Kings”), que reuniu grupos ativistas para discutir temas políticos. Fotos e vídeos sugerem que a bandeira palestina foi pendurada após esse evento.

Após o cancelamento, o pessoal do TPO permaneceu no palco e declarou:

“Todas as despesas serão cobertas por nós. Pedimos mais uma vez a sua compreensão em relação a esta escolha, mas neste momento é uma escolha política decisiva para espaços como o nosso.”

Eles então lideraram os fãs em um cântico de “Palestina Livre”.

Próximos shows e novidades da banda

Ainda não há informações sobre reembolsos. A banda está programada para tocar no Circolo Magnolia, em Segrate, Itália, na noite seguinte.

Na semana passada, o Earth lançou “Geometry of Murder: Extra Capsular Extractions”, uma reformulação do produtor Black Noi$e de seu EP de estreia de 1991.

Fonte: stereogum.com

Facebook
Twitter
WhatsApp
Reddit