O primeiro dia do ano também marca o “Dia do Domínio Público”, que é quando os direitos autorais de milhares de obras publicadas expiram, permitindo que qualquer pessoa as utilize (grave, execute ou manuseie livremente) Desta vez, isso significa composições musicais (melodias e letras, não as gravações) protegidas por direitos autorais em 1930 fiquem disponíveis ao publico, e a lista inclui clássicos como “Georgia On My Mind” (música: Hoagy Carmichael, letra: Stuart Gorrell), a famosa “Dream A Little Dream Of Me” (música: Fabian Andre e Wilbur Schwandt, letra: Gus Kahn), “I Got Rhythm (música: George Gershwin, letra de Ira Gershwin) e o Versão em inglês de “Just A Gigolo” (música: Leonello Casucci, letra: traduzida por Irving Caesar de Julius Brammer).
De acordo com a Lei de Modernização Musical de 2018, as gravações de 1925, após uma proteção total de 100 anos, também são agora “gratuitas para todos copiarem, compartilharem e desenvolverem”. As gravações agora elegíveis para amostragem gratuita incluem “Nobody Knows The Trouble I’ve Seen” de Marian Anderson, “Yes Sir, That’s My Baby” de Gene Austin e “Sweet Georgia Brown” de Ben Bernie e His Hotel Roosevelt Orchestra.
E também, temos algumas das adições não musicais de domínio público de 2026: William Faulkner “As I Lay Dying“, Agatha Christie’s “The Murder At The Vicarage” Vencedor de Melhor Filme “Tudo tranquilo na frente ocidental” e Betty Boop. Você pode conferir uma lista aqui
Revisite esse cover maravilhoso de “Dream…” de Weyes Blood com Bleachers no Newport Folk Festival que rolou nos EUA.
Fonte: stereogum.com





