O ator e músico Will Smith está sendo processado pelo violinista Brian King Joseph, que o acusa de assédio sexual, demissão injusta e retaliação.
De acordo com documentos judiciais obtidos pela imprensa americana, a ação foi protocolada em 30 de dezembro no Tribunal Superior da Califórnia, em Los Angeles, contra Smith e sua empresa Treyball Studios Management.
No processo, Joseph acusa o artista de “comportamento predatório” e de “preparar deliberadamente o Sr. Joseph para exploração sexual posterior”, ocorrida durante a turnê Baseado em uma História Verdadeira: 2025.
As alegações
Segundo a denúncia, Smith contratou Joseph em novembro de 2024 para tocar em um show em San Diego. Após o evento, o músico teria sido convidado para participar da turnê de 2025 e contribuir no novo álbum de Smith.
Em determinado momento, Smith teria dito a Joseph:
“Você e eu temos uma conexão tão especial que não tenho com mais ninguém.”
O processo descreve uma “série traumática de eventos” ocorrida em março de 2025, durante uma estadia em Las Vegas, onde Smith se apresentava.
Joseph alega que a equipe do cantor perdeu sua bolsa, a qual continha a chave do quarto do hotel. Ao retornar, ele teria descoberto que alguém havia entrado no quarto sem sinais de arrombamento.
Dentro do ambiente, o violinista afirma ter encontrado “evidências de uma ameaça sexual de violência”, incluindo uma nota manuscrita com os dizeres:
“Brian, voltarei… só nós”,
acompanhada de um desenho de coração e assinada com o nome “Stone F”.
Além disso, Joseph relatou a presença de lenços umedecidos, uma garrafa de cerveja, uma mochila vermelha, um frasco de remédio para HIV em nome de outra pessoa, um brinco e documentos de alta hospitalar pertencentes a um desconhecido.
Temendo por sua segurança, ele acionou a segurança do hotel, notificou representantes de Smith e fez um relato à polícia.
Poucos dias depois, segundo o processo, um membro da equipe de Smith teria ridicularizado o músico, o acusado de inventar a história e anunciado sua demissão.
Joseph afirma ter desenvolvido transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e outros problemas psicológicos “como resultado da rescisão e do suposto incidente”.
A ação judicial sustenta que “todas as circunstâncias da intrusão apontam para um padrão de comportamento predatório, e não um incidente isolado”, alegando danos emocionais e econômicos, além de prejuízos à reputação profissional.
Defesa de Will Smith
Em declaração à revista People, o advogado de Will Smith, Allen B. Grodsky, classificou as acusações como falsas:
“As alegações do Sr. Joseph contra meu cliente são falsas, infundadas e irresponsáveis. Elas são categoricamente negadas, e utilizaremos todos os meios legais disponíveis para garantir que a verdade venha à tona.”
Contexto recente da carreira
Will Smith lançou seu álbum mais recente, Baseado em uma História Verdadeira, em março de 2025. O artista se apresentou em Las Vegas, no House of Blues, em 20 de março, e no SoFi Stadium, em Los Angeles, poucos dias depois.
Sua turnê mundial foi iniciada oficialmente em junho de 2025, em Rabat, no Marrocos.
Fonte: rollingstone.com





